Como montar um Kit de ferramentas para a trilha:

Saudações corrosivas amigos!

Para você que está começando agora no off road de duas rodas não existe nada melhor que acelerar a magrela na trilha, vencer obstáculos e voltar para casa contando a aventura do final de semana. Mas, para que isto aconteça, alguns cuidados devem ser tomados.Você, por acaso, pensa nos apuros que pode passar bem no meio da trilha? A moto parou, por sorte sua bag de ferramentas está na mão, certo?

Nem sempre! Você procura uma chave 8 de boca e nada. Um alicate e nada, e ai? Como sai desta roubada? Pensando nisto, entrei em contato com Ricardo Luchese, piloto experiente e dono de uma das melhores oficinas off roads de BH e peguei algumas dicas do que levar na bag de ferramentas para tirar de sufocos como este.
Veja abaixo:
Item 01 – Primeiro você deve escolher uma boa bag para transportar as ferramentas. Uma que tenha boas divisões e espaço para levar o equipamento preso, sem deixar nada solto e fazendo barulho. Procure begs que tenham espaço para levar garrafinha de água, elásticos com separação de chaves, boa presilha de fixação, bolsa para separar documentos entre outras. Atualmente o mercado apresenta diversos modelos para todo tipo de bolso.

Item 02 – Leve sempre com você duas chaves básicas, uma de fenda e outra philips, aquela tipo cruzinha para o piloto de primeira viagem quem não conhece bem ferramentas. Lembre-se que o equipamento tem que ser muito bom, imagine você apertando um parafuso e a chave se espana, dançou.

Item 03 – Em toda bolsa, por mais simples que seja, não pode faltar um jogo de chave de boca do numero 08mm a 13mm, de preferência conjugada com chaves sextavadas e bem resistentes também.

Item 04 – Um bom alicate é indispensável na bolsa, procure aqueles de marcas conhecidas, alguns importados não conseguem sequer cortar um arame de amarrar pão. Cuidado para não comprar gato por lebre!

Item 05 – Apesar do peso e do tamanho, o alicate de pressão ajuda bastante na retirada de parafusos apertados ou serve até mesmo de pedal de marcha caso necessário, em último caso.

Item 06 – Você identificou que a moto começou a falhar, olhou a gasolina e viu o tanque cheio. Já sei é a vela! Então leve sempre uma reserva e a chave apropriada para retirar a vela sem danificar o cilindro. Evite chaves de bocas, porque pode mascar e estragar o engate, tornando quase impossível tirar a peça no meio do mato. Utilize, de preferência, a chave original de fábrica.

Item 07 – A chave alem é indispensável para ajudar a tirar a moto do sufoco. Leve com você um kit de 05mm a 08mm para utilizar na sua moto ou do seu companheiro de trilha que com certeza não levou.

Item 08 – Parafusos extras, emendas de correntes, rolinho de arame, fita isolante, durepox de secagem rápida são peças fundamentais para ajudar a tirar a moto do buraco. Não deixe de portar isto em sua bag de ferramenta.

De acordo com Ricardo Luchese, antes de sair para o mato verifique as pastilhas de freio, o nível da água do radiador e do óleo do motor, veja se o filtro de ar está limpo, observe a relação da moto, a calibragem dos pneus e sempre leve a moto em seu mecânico de confiança para dar aquele aperto após a trilha do final de semana.

Agora que você sabe o mínimo que deve levar na bag, acelere bastante e utilize sempre equipamentos de segurança e boa trilha!

comentários
  1. TEU SITE É MUITO DAHORA CARA, TODAS AS DICAS QUE INICIANTES RECISAM PARA UMA BOA TRILHA.
    TA DE PARABENS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s